Monday, July 05, 2010

O veneno da testosterona

Está aí um dos grandes responsáveis pela inferioridade do homem diante das mulheres na sociedade, ou, pelo menos, mais um fator que se junta aos demais. A testosterona, o hormônio masculino que afoga nosso cérebro e aguça nossos instintos mais primitivos. Ela molda o comportamento e a imagem do homem, envenenando a razão e o equilíbrio emocional. Curiosamente, é ela, a testosterona, que vai ressaltar os principais símbolos do homem machista, como a virilidade e a força física.


A testosterona é responsável pelo comportamento agressivo do homem. Ela não só faz os músculos se desenvolverem, como, em situações específicas, embaralha o cérebro masculino, que, cego, abre as portas para o comportamento violento. O homem nervoso é um ser que transpira testosterona, canalizada para o instinto agressivo. A razão já não existe, pois o cérebro responde apenas à mensagem enviada pela testosterona, que toca em suas áreas mais primitivas, que, não por acaso, são mais desenvolvidas nos homens. Ora, todos sabem que a mulher é mais equilibrada emocionalmente, e, em diversas situações, elas se vêem na condição de apartar uma briga iminente. O homem deixa sua essência humana e se transforma no macho Alfa, como qualquer primata violento, enxergando apenas seu adversário.


Por outro lado, a testosterona também é responsável pela obsessão do homem por sexo. Isso é natural, pois, para a reprodução da espécie humana, o homem precisava ter desejo e impulsos sexuais para procurar a sua parceira. No entanto, quando o cérebro se afoga na testosterona, o homem não consegue fazer mais nada. Ao contrário do que diz o ditado popular, o cérebro masculino não está no pênis. Na verdade, é mais certo dizer que o pênis sobe para o cérebro, monopolizando todos os pensamentos. Novamente o homem perde a razão e o equilíbrio, não tem mais concentração. Se entrega a pornografia, em busca de imagens eróticas que o satisfaçam. Se torna violento, agride e vira uma ameaça para as mulheres, protagonizando desde cenas patéticas, no ônibus ou no vagão de um trem, a abusos e crimes das mais diversas conotações sexuais.


E como fica a mulher diante disso? Ela é a vítima principal, claro, precisa denunciar a violência física e os abusos sexuais. No entanto, cabe as mulheres, diante de sua condição superior, buscar orientar os homens. Cabe a mulher, naturalmente, exercer sua condição, dada pela natureza, de conter os instintos impulsivos do homem. O homem que respeita sua mulher sabe quando ela tem razão, e, quando exatamente a razão lhe falta, a voz serena e sóbria da mulher, ou autoritária, não importa, é a certeza de que ele está no seu limite. Isso é, na prática, o mais perto que podemos chegar de uma sociedade matriarcal.

5 comments:

Miguel Souza said...

O melhor que uma mulher pode fazer, diante de um homem que "ultrapassa os limites" é o bom e velho chute no saco!!! rs

Não é à toa que nós homens temos este ponto fraco e elas n! rs

Aliás, tá faltando vc falar mais um pouco sobre esta tão interessante diferença!!!

Que tal um post sobre "Chute no saco"?

Rick said...

O saco é a coisa mais ridícula que nós temos, né? rs Realmente dá um belo texto, vou escrever sim.

Lua* said...

Se os homens soubessem respeitar mais as mulheres, haveria mais harmonia. Pois respeitariam a esposa, a mãe, etc. Homem tem a força física, que as mulheres admiram, para ajudá-las, e não para agir contra elas. Homem inteligente é aquele que conhece seu papel e faz com perfeição. E, claro, homem consciente deixaria qualquer mulher feliz...

Rick said...

A natureza não nos deu a testosterona por acaso. Tanto a força física quanto o apetite sexual são importantes. O primeiro, para complementar a mulher nas tarefas mais pesadas, e para a reprodução da espécie.

Pérolas da Fórmula-1 said...

"a Testosterona molda o comportamento selvagem e destroe a RAZÃO (LÓGICA) dos homens".

1- se os homens possuem lógica superbaixa, como eles conseguiram criar aviões,computadores, celulares, automóveis,GPS,televisão, remédios,?? Como eles inventaram a matematica, fisica, quimica, engenharia, nanotecnologia???

2- se as mulheres são RACIONALMENTE superiores, porque elas odeiam os cursos de EXATAS e sempre são minorias neles??? tem alguem impedindo-as de entrar em tais cursos???


seus argumentos são muito fracos.
sem embasamento cientificoé pautado apenas em "senso comum e emoção".